O que é hérnia de disco?

A hérnia de disco acontece devido ao desgaste do disco intervertebral e ao rompimento do anel fibroso que o envolve. Quando isso acontece, acontece uma compressão nervosa, bem como, o atrito entre as vértebras. Geralmente, a hérnia de disco tem início na região lombar, provocando curvatura e mau posicionamento da coluna.

Quais os sintomas da hérnia de disco?

Os sintomas podem ir de dores moderadas a quase insuportáveis, ao ponto de tornarem-se incapacitantes para o paciente. Quando os sintomas são mais leves, não raro, as pessoas acabam convivendo com pequenas limitações, demorando para buscar o diagnóstico adequado. Os sintomas mais comuns da hérnia de disco são dores nas costas por mais de três meses, dor durante a noite e ao acordar, dificuldade para erguer objetos, para locomover-se ou ficar com a coluna ereta por mais de 10 minutos.

Quando a hérnia de disco é lombar, alguns sintomas como perda da sensibilidade no corpo, lentidão nos reflexos, alguma perda de força muscular, também podem ser observados. Além de fortes dores nos quadris e dormência na panturrilha e planta do pé. Ao passo que, quando se trata da hérnia de disco cervical, as dores são sentidas nos membros superiores, pescoço, podendo ir até dormência nos ombros e cotovelos.

O que causa a hérnia de disco?

Na maioria das vezes as causas da hérnia de disco estão ligadas a má postura, ao excesso de esforço físico seja no trabalho ou na prática de esportes, sobretudo, atividades de impactos bruscos no chão. O sedentarismo e consequente falta de músculos para correta sustentação da coluna, além de movimentos bruscos e repetitivos de inclinação como juntar objetos do solo.

Qual tratamento para hérnia de disco?

O tratamento inicial envolve medicação e fisioterapia, entretanto, quando não há melhora do quadro clínico, técnicas de cirurgia são aplicadas, como nos casos de “Síndrome de Cauda Equina”, quando um ou mais discos que formam a coluna pressionam o aglomerado nervoso que vai do fim da coluna à bacia.

Cirurgia Minimamente Invasiva da Hérnia de Disco

A técnica indicada para o tratamento da hérnia de disco é minimamente invasiva, realizada por meio de uma pequena incisão, pequenos equipamentos que lembram uma caneta, dotados de uma câmera de alta definição. O tratamento é realizado com anestesia local e sedação, tendo a possibilidade de ter alta ainda no mesmo dia. Chamada de endoscopia de coluna, o tratamento provoca menos cortes e sangramento, propiciando, na maioria das vezes, um período de recuperação menor.